top of page

A empresa pode vigiar seus colaboradores que estão em home office?




Com o crescimento do home office (impulsionado principalmente pela pandemia), cresceu também a necessidade das empresas em acompanhar e monitorar o trabalho de seus colaboradores. Desde então, softwares de “bossware” passam a monitorar as atividades dos funcionários remotos (câmera, microfone, movimento do mouse e sites), gerando um bocado de polêmica no mundo do trabalho.


Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, mais da metade das empresas utilizam algum programa para fiscalizar colaboradores (fonte: Digital.com). Os objetivos são rastrear o tempo e a produtividade dos colaboradores durante a jornada do trabalho. Os burburinhos ocorrem principalmente ao risco da privacidade e segurança dos funcionários.


No Brasil, como não há regulamentação específica sobre o monitoramento do trabalho remoto, então, não há nada que impeça que seu chefe te observe à distância.


No entanto, essa observação também tem limites, pois, por exemplo, a obtenção de imagens do funcionário em ambiente doméstico (câmera de notebook) pode ser considerada abusiva ou até ilegal, especialmente se não houver a expressa autorização do colaborador. E se o monitoramento envolver coleta e tratamento de dados, as regras da LGPD serão aplicáveis.


Você trabalha no formato remoto? Caso sim, a sua empresa aplica algum tipo de monitoração de seu trabalho? Apreciaria se puder descrever seu case nos comentários.


bottom of page