Estar em uma posição Executiva é uma grande responsabilidade. Quanto mais “altos” estamos em uma organização, também estamos mais solitários. Como nem sempre temos um mentor à disposição, preparei um checklist que pode ajudar um Diretor de “primeira viagem”:
· Desenvolva seus subordinados diretos: você é recente na cadeira, porém, você aumenta suas chances de receber novas responsabilidades e promoções tendo um time preparado (inclusive para sua cadeira). Recebeu uma proposta externa? É de bom tom ter alguém pronto e que possa continuar após sua partida.
· Delegue aos seus líderes: use a delegação como uma oportunidade de crescimento ao time.
· Fique em contato com toda a sua organização: busque “viver” todas as áreas de sua empresa (não se feche ao seu time ou “Job Description”).
· Lidere com confiança e pelo exemplo: poucas coisas são piores que o “faça o que eu digo, mas, não faça o que eu faço”.
· Estude sempre: além da capacitação esperada em sua área, mantenha-se atualizado e em sintonia com as outras áreas de negócios (não dependa somente da sua “experiência acumulada”)
· Deixe claro ao time o que você espera deles, incluindo exemplos de como atender e superar as expectativas
· Certifique-se de que cada pessoa de seu time tenha um direcionamento de carreira e um plano de desenvolvimento. Ajude-os a chegar lá!
· Demonstre ser conectado com as tendências e novas tecnologias (não transmita a imagem de “obsoleto”).
· Demonstre ser um guardião e exemplo da cultura da empresa: isso facilita ao comprometimento do time e atingimento de resultados (além de inspirar pelo exemplo).
· Considere escrever artigos para o blog da empresa ou Linkedin: além de contribuir para sua imagem, é uma outra forma das pessoas ter claro o que pensa.
· Tenha um processo de contratação rápido: você não pode contratar os melhores profissionais se você se mover mais devagar que o mercado.
· Planeje com antecedência os cargos e funções que precise ter em seu time.
· Domine o orçamento de sua área, alocando os recursos de forma sábia e compartilhando com seus diretos.
Esse checklist não está em ordem de prioridades (você deve eleger a sua lista), assim como não tenho a menor pretensão de esgotar esse assunto. No entanto, acredito que essa lista possa ajudar profissionais na cadeira (especialmente aos recém chegados) ou preparar pessoas interessadas no desafio. Aguardo seu feedback e objeções.