top of page

Gestão da Produtividade no Trabalho Remoto



Sou adepto do trabalho remoto antes mesmo do seu "boom" (2020). Seja como Consultor Independente ou Gestor de Times, acredito bastante na flexibilidade e na produtividade que o home office proporciona.


Evidentemente, não é uma modalidade aplicável a todos os trabalhos (não vou entrar no juízo de valor de onde é possível ou não). Como qualquer modelo, sempre existem "prós e contras". Pensando em "produtividade", vou destacar o que aplicamos e que vem dando certo conosco:


1) Tenha metas claras: como em qualquer trabalho, é fundamental que o time tenha uma meta clara a atingir periodicamente. Isso traz foco e produtividade para cada pessoa do time. Algumas metas aplicadas: "número de abordagens diárias", "número de entrevistas na semana", "meta de short list por semana".


2) Comunicação sempre: adotamos uma call diária (9 da manhã) onde todos os membros do time detalham o(s) projeto(s) alocado(s), a evolução nas últimas 8 horas úteis e o que fará ao longo do dia. Assim acompanhamos em "real time" tudo que está sendo feito, assim como aplicar mudanças de rumo, conforme necessário.


3) Meta por produtividade: todos nossos membros possuem algum tipo de remuneração variável (além do salário fixo, é claro). Assim, sempre somos incentivados a entregar algo com alta qualidade e com velocidade.


E a sua empresa? Como ela faz para medir sua produtividade?

bottom of page