Sou adepto do trabalho remoto antes mesmo do seu "boom" (2020). Seja como Consultor Independente ou Gestor de Times, acredito bastante na flexibilidade e na produtividade que o home office proporciona.
Evidentemente, não é uma modalidade aplicável a todos os trabalhos (não vou entrar no juízo de valor de onde é possível ou não). Como qualquer modelo, sempre existem "prós e contras". Pensando em "produtividade", vou destacar o que aplicamos e que vem dando certo conosco:
1) Tenha metas claras: como em qualquer trabalho, é fundamental que o time tenha uma meta clara a atingir periodicamente. Isso traz foco e produtividade para cada pessoa do time. Algumas metas aplicadas: "número de abordagens diárias", "número de entrevistas na semana", "meta de short list por semana".
2) Comunicação sempre: adotamos uma call diária (9 da manhã) onde todos os membros do time detalham o(s) projeto(s) alocado(s), a evolução nas últimas 8 horas úteis e o que fará ao longo do dia. Assim acompanhamos em "real time" tudo que está sendo feito, assim como aplicar mudanças de rumo, conforme necessário.
3) Meta por produtividade: todos nossos membros possuem algum tipo de remuneração variável (além do salário fixo, é claro). Assim, sempre somos incentivados a entregar algo com alta qualidade e com velocidade.
E a sua empresa? Como ela faz para medir sua produtividade?