Mudar de emprego costuma ser uma grande decisão na vida. Trata-se de uma decisão que deve ser bem pensada e discutida com os entes mais próximos. Alguns motivos que levam a buscar um novo emprego costumam ser claros: “fui desligado”, “estou insatisfeito com meu salário” ou “cansei de gastar 4 horas da minha vida em deslocamentos”.
No entanto, existem motivos que deveriam fazer uma pessoa avaliar uma mudança de emprego, porém, quase nunca mudam por isso. Preparei uma lista com os principais:
Não me sinto respeitado por aquilo que acho que sou capaz (não confiam em mim para atribuir tarefas de maior importância)
Minha empresa tem valores diferentes dos meus
Não acredito nos produtos e serviços que a minha empresa tem
Não acredito na liderança da minha empresa.
Atuo com tecnologias obsoletas e desatualizadas, que impedem meu crescimento profissional.
Meu local de trabalho tóxico está afetando minha saúde física e mental.
Não tenho Gestores ou pares que torçam por mim, comemorem minhas vitórias, que me orientem quando eu falho e desejem genuinamente meu sucesso.
Não me sinto psicologicamente seguro no meu local de trabalho (tenho medo de falhar, de falar abertamente ou de tentar mudar o sistema).
Quero seguir minha verdadeira paixão. Quero tentar uma carreira alternativa (mas, permaneço preso ao meu emprego).
Não vou atingir a independência financeira e/ou ter possibilidades de construir uma aposentadoria digna.
Minha empresa forçou o retorno ao escritório e eu moro longe (perco horas por dia no deslocamento).
Se as pessoas levassem essas razões a sério e buscassem a mudança de emprego, seriam muito mais felizes no trabalho (e na vida). Mas cada item não parece um catalisador suficiente. Se você começar a marcar várias dessas caixas, de repente tudo começará a parecer substancial.
Honestamente e sem preconceitos, algumas opções acima se aplicam a você? Se for 2 ou mais, pode valer a pena considerar seriamente uma mudança.
Um grande clichê, mas é verdade: a vida é muito curta para desperdiçar mais da metade de suas horas na empresa errada, com o chefe errado, trabalhar na tecnologia errada, adiar sua paixão ou estar na trajetória profissional errada. Tempo é dinheiro. O tempo é o recurso mais escasso que temos. Se você entendeu, reúna um pouco de coragem e busque ir adiante!