top of page

Por que quase todo empreendedor tem dois empregos (ou mais)?




Você deveria largar seu emprego para abrir sua própria empresa? Você deve encerraria uma Startup existente e lucrativa para buscar uma nova ideia de startup? Na boa, se você se sente desconfortável em conciliar duas grandes prioridades ao mesmo tempo, o empreendedorismo será um estilo de vida muito desconfortável.

Algumas perguntas comuns no ecossistema de Startups (no Brasil e mundo): “como gerencio duas startups ao mesmo tempo?”, ou, “como sei quando devo largar meu emprego e administrar minha startup em tempo integral?”. São indagações que parecem “nonsense” para quem está acostumado com a vida corporativa e monogâmica, porém, essa prática (“dois ou mais trampos”) é bastante comum no universo das Startups. Eu mesmo administrei duas Startups entre 2011 e 2015.

Geralmente você assume uma delas como a principal e vai administrando a segunda empresa. Você seguramente vai dormir menos que a média dos seus amigos, assim como trabalhar em muitos finais de semana. Uma dica de ouro: nunca, jamais use os recursos, o tempo e, principalmente, o dinheiro e as pessoas de uma empresa para a outra.

Eventualmente, os dois negócios podem prosperar e você ter que tomar uma decisão. Em 2015, eu mesmo tive que escolher entre uma HR Tech e uma Consultoria (escolhi pela segunda, a qual estou e lidero até hoje). Seus negócios podem adquirir um tamanho e complexidade que pode tornar impossível a permanência nos dois.

No mercado brasileiro, com tanta incerteza e burocracia, além da dificuldade natural em alcançar capital ao seu negócio (quando comecei, não existiam Ventures Capitals por aqui... Até o termo “Startup” era recente), é natural que o empreendedor ainda se agarre a um emprego fixo ou ao negócio que já gire até eventualmente tomar uma decisão.

Conhece empreendedores de dois ou mais negócios simultâneos? Caso sim, marque nos comentários. Adoraria conhecer esses “guerreiros” (ou lutadoras!).



bottom of page