Conflitos geracionais são comuns na maioria das organizações. Quando já tinha alguns anos de carreira, acompanhei a entrada da “Geração Y” ao mercado, assim os ânimos, motivações e até mesmo os pré-conceitos (preconceitos?) das partes envolvidas (Geração Y, X e os Baby Boomers).
O ano é de 2023 e uma nova geração já está presente no mercado: a Geração Z (pessoas nascidas em 2000 em diante). Trata-se de uma faixa de idade que já nasce conectada à internet, habituada aos aplicativos, assistentes de voz e tudo mais. Se você tem algum temor em relação à Geração Z, prepare-se: com certeza é a geração mais preparada em relação ao universo da tecnologia. Por fim, a Geração Z vem ingressando ao mercado de trabalho justamente no momento da ascensão do ChatGPT.
Há tempos que se fala que “o ChatGPT NÃO tirará seu emprego, mas alguém que domine o ChatGPT o fará”. E as chances dessa pessoa ser da “Geração Z” é bastante considerável. Essa Geração consegue tornar o trabalho ainda mais ágil e motivador, especialmente tendo a IA como aliada.
Trata-se de uma geração que nasceu e cresceu cercada de tecnologia, passando cerca de 10 horas por dia conectada. Mesmo que algum indivíduo não conheça necessariamente o ChatGPT, seu mindset é mais alinhado, afinal, é uma geração que se acostumou a ter a Tecnologia para facilitar a sua vida. Então a velocidade do aprendizado tenderá a ser maior.
Por outro lado, principalmente em relação às soft skills deverão residir os maiores desafios à Geração Z. Estruturas corporativas, inclusive de Startups, tendem a ser mais fixas e/ou rígidas do que o ambiente ao qual membros dessa faixa estão acostumados. A velocidade natural que a Geração Z tem (“tudo ao alcance de um clique”) pode acarretar também frustrações, dado que as organizações não tendem a ser tão ágeis. Por fim, ser uma geração que tende a ser mais individualista, pode ser um desafio grande, dado o trabalho interdependente que ocorre nas empresas.
Em um cenário onde metade dos brasileiros temem a IA em relação aos seus empregos, a Geração Z e sua respectiva facilidade em adotar novas tecnologias pode ser um fator que facilite que a grande massa se adapte melhor ao ChatGPT, IA e a qualquer nova tecnologia. O desafio será o equilíbrio entre a tecnologia e fatores humanos, criando um ambiente onde todas as gerações estejam dispostas a colaborar por um objetivo comum.