“Nerd”, “pessoa introvertida” ou “gênios” são alguns dos “rótulos” que nos acostumamos ao se referir aos profissionais de Tecnologia. Talvez há 30 anos esses estereótipos fizessem mais sentido, até porque geralmente o perfil se tratava de homens, de maior poder aquisitivo, brancos e geralmente mais tímidos.
Para rever ou até mesmo desmistificar o “rótulo”, a Alura promoveu uma pesquisa que teve como objetivo mapear o perfil e interesses reais do público de profissionais Tech.
Se a gente fosse construir uma “persona atual” do perfil, estamos falando de profissionais millennials (52% tem entre 25 e 34 anos), apaixonados por computadores de alta performance (86%), fãs de filmes de ficção científica/ fantasia (66%) e curtem heavy metal (47%). Complementando a questão da idade, 22% tem entre 35 e 44 anos, 20% “Geração Z” (18 e 24 anos) e 6% tem menos de 18 ou mais de 45 anos.
Dentre as pessoas millennials (25 a 34), há um grande interesse pela área de Negócios (até porque uma parcela expressiva dessa faixa lidera Departamentos e Empresas), além da ênfase em relação à família e a viagens mais caras (muitos representam a “ascensão social” dentro da família). Entre a faixa de 35 a 44 anos, temos preferências por “games casuais” (tenho 38 anos e sou um dos mais novos do “clã” do meu joguinho... rs), fãs de quadrinhos e animação e também bastante ligados à família. Por fim, a Geração Z é fã de futebol (porém, é a faixa onde mais aparecem “outros esportes”, como o basquete e NFL), entusiastas de health e fitness e apreciam heavy metal, indie rock, jazz, blues e hip hop.
Você percebe esses perfis e gostos nos profissionais tech da sua empresa? Em relação a faixa etária, existe algum predomínio na sua organização? Alguma surpresa em relação aos resultados do estudo?