top of page

Quer empreender? Já pensou em montar uma Consultoria?





Temos muito associado o termo “empreender” às Startups. Com seu alto grau de inovação e escalabilidade, somente o Brasil gerou Startups que já romperam fronteiras, como o iFood, Nubank e o GymPass. É importante lembrar Startups envolvem um grau de risco dos mais elevados. Isso pode inviabilizar quem já tem família ou poucas economias. Assim, hoje vamos falar sobre empreendedorismo através de Consultorias.

Em primeiro lugar, para os primeiros passos de carreira, vou continuar incentivando as pessoas trabalhar para terceiros (Empresas, ONGs, Startups, etc). Aprender (bem) com os outros é um grande passo para se tornar um empreendedor de sucesso. Até porque um Consultor sem conteúdo é como um livro sem palavras. No máximo serve para abanar...

Motivos para se dedicar ao papel de Consultor:


1) Garantia que vai resolver um problema real: um cliente busca uma Consultoria para que ela resolva seus problemas. É um problema existente. Faz você pensar primeiro no problema, em vez de construir uma solução (produto) para atender a um problema (mercado).

2) Consultoria é mais rápida para começar do que construir um produto: como consultor, VOCÊ é o produto. Simples assim. Assim, você evitará o erro típico de construir por 6 meses apenas para perceber que ninguém se interessa pelo seu produto.

3) Você pode construir um produto através de uma Consultoria: é uma maneira de ser pago para fazer pesquisas de clientes enquanto você pensa no que construir para seus futuros clientes. Não é de admirar que muitas empresas comecem como consultorias.

Por fim, Um consultor nada mais é do que um especialista em sua área. Portanto, iniciar uma consultoria é um exercício de construção de marca para se posicionar como autoridade. Formas de como fazer:

1) Comece a publicar conteúdo informativos em mídias sociais (eu me posiciono principalmente no Linkedin),

2) Obtenha clientes (para começar, foco em amizades do trabalho, antigos empregadores e família)

3) Construa cases a partir dos primeiros trabalhos

4) Continue se promovendo.

O conteúdo atrai clientes, o que cria mais conteúdo para escrever sobre o qual atrai mais clientes. É um ciclo infinito. A nossa Consultoria, por exemplo, ajuda empresas e departamentos de Tecnologia a contratar mais e melhor.

E você? Tem uma história como Consultor? Gostaria de compartilhar?



bottom of page