top of page

RADAR REHVA TECH: Precisa contratar profissionais de Tecnologia?



Mesmo com o "fim da bolha" (termo que não acredito, mas, isso fica para outro tópico) ou de vivermos a "era dos layoffs", a verdade é que o(a) profissional de TI continua sendo muito procurado e as ofertas chegam diariamente a essas pessoas (especialmente para aquelas mais qualificadas).


Como muitas vezes temos 400 caracteres (ou menos) para tentar atrair aquele "Dev" (ou "Deva") para nossa vaga, conversamos com mais de 640 profissionais Tech para entender os itens prioritários para se analisar uma oferta de emprego.


De acordo com 37% das pessoas respondentes, a "política de home office da empresa" é o primeiro item que esses profissionais avaliam ao observar uma oferta. Se até 2020 a trabalho remoto era considerado um "sonho" ou um "nice to have", a partir da pandemia e da efetivação do home office, entendemos que essa é uma condição fundamental ao profissional de TI. Talvez uma Tesla tenha força suficiente para ir contra a maré... Mas, se você quer receber um bom retorno dos profissionais de TI, é importante que sua empresa (ou cliente) tenha essa política bem definida.


Outro item de grande importância (32% dos respondentes) é a "Política de salários e benefícios" da empresa. O raciocínio nesse caso é simples: se a esmagadora maioria dos profissionais de TI está empregada, por que avaliar uma empresa sem ao menos saber o que ela pode oferecer (inclusive financeiramente)? Se não é possível divulgar abertamente os salários de uma empresa, algo aconselhável seria ao menos alinhar as expectativas salarias ANTES mesmo do call de entrevista. Economiza tempo e reduz frustrações.


Por fim, 21% dos participantes da pesquisa afirmaram levar bastante em conta a reputação, cultura e marca da empresa. Afinal, pouquíssimas pessoas estariam dispostas a trocar de emprego se tiverem referências sobre "cultura tóxica", por exemplo.


Que outras dicas poderíamos acrescentar para as pessoas que pretendem contratar em TI?


bottom of page