top of page

RADAR REHVA TECH: Contratação CLT ou PJ?



No Brasil, existem alguns regimes de contratação aos profissionais de Tecnologia. Geralmente os modelos mais adotados são CLT e o PJ e, embora também existam outros (ex: Cooperado, CLT Flex e outros), na prática, os dois primeiros acabam sendo predominantes.


Dessa forma, pesquisamos junto a mais de 1200 profissionais de TI para entender se eles preferem a contratação via CLT ou PJ. Abaixo os principais resultados:


CLT: 48% das pessoas respondentes (ou seja, quase a metade) declararam que esse regime é o preferido. Os motivos principais seriam a maior estabilidade que esse regime confere, assim como os direitos e benefícios geralmente atrelados.


PJ: 39% dos entrevistados atestaram maior interesse nesse regime. A preferência pelo PJ se dá pela maior flexibilidade que esse regime confere, além da menor incidência de impostos e da possibilidade de poder fazer previdência por conta própria.


Tanto Faz: 12% dos respondentes disseram não ter preferência específica entre o CLT ou PJ. Em linhas gerais, a pessoa estaria aberta a melhor proposta, seja esta CLT ou PJ.


Nem CLT, nem PJ: 1% dos entrevistados preferem ser contratados em regimes que NÃO seja CLT ou PJ. No caso, foram citados regimes como o "Cooperado" e via "Blockchain".


É importante lembrar que essa é uma amostra de profissionais de Tecnologia. Dessa forma, esses números não correspondem exatamente a uma amostra de todas as áreas de trabalho no Brasil.


bottom of page