Ser um Líder é muito mais do que uma promoção ou oportunidade de ganhar melhor. Ok… Geralmente essas coisas também acontecem. Mas, além disso, você passa a ser responsável por um punhado de pessoas, assim como recursos e outras responsabilidades.
A primeira dúvida que surge: Será que estou pronto para esse desafio? Se você responder “sim” para a maioria dos pontos abaixo, acredito que estará!
Ter interesse em ser Gestor: parece uma afirmação banal, mas, a automotivação é o primeiro passo. Lembre-se que, especialmente na área de Tecnologia, hoje é possível crescer na carreira sem receber o fardo da liderança.
Você gosta de trabalhar com pessoas: outro ponto que parece óbvio, porém, é mais difícil do que parece. Um Gestor passa a trabalhar muito mais através das pessoas do que por si próprio. Terá que reservar um tempo considerável para orientar, motivar, treinar e outras ações junto aos colaboradores. Algumas vezes terá que tomar medidas impopulares (e nem sempre o potencial Gestor está preparado para isso).
Você curte bastante tomar decisões: por mais que você possa a ser um “Gestor democrático”, o fato é que terá que tomar decisões que afetam positiva e negativamente as pessoas. Quanto mais você estiver confortável com a tomada de decisão, mais apto estará para a posição de liderança.
Você não tem ego ou opiniões fortes (o extremo oposto também funciona! Você TEM ego e opiniões fortes!): Você gosta de ver o sucesso da equipe (ou, da mesma forma, gosta que o sucesso das pessoas passa diretamente pelas suas mãos)
Você tem coragem de dizer o que deve ser dito: Se você consegue ter conversas difíceis com as pessoas, você se sairá melhor como Gerente do que muitos outros. Se você não tem medo de dar más notícias ou feedback negativo, então você está começando bem!
Você não procura sinais que lhe digam o que fazer: Se você simplesmente sabe o que quer fazer e se dedica a fazer isso acontecer, então talvez você seja um líder, e isso é uma coisa rara e maravilhosa. Aprenda sobre gerenciamento, porque você achará isso útil, mas incline-se mais para a liderança. É a sua melhor característica.
Falamos bastante sobre sinais de que você pode achar que vale a pena uma carreira em gestão. Como mencionei logo no início, se você tem curiosidade e/ou interesse em gestão, há poucos motivos para não tentar.
O pior resultado é que não dá certo e você aprende que o gerenciamento não é para você, o que é um resultado maravilhoso. Agora você sabe que não gosta e não precisa perder mais tempo imaginando o que aconteceria ou se arrependendo de nunca ter tentado.
De qualquer forma, desejo-lhe uma feliz jornada onde quer que sua carreira o leve.