top of page

Você trabalha para uma liderança tóxica? Perceba os sinais



Nem todo Gestor é um Líder, e nem todo Líder é um grande Líder! Vamos descobrir alguns dos traços de liderança mais comuns, tóxicos e prejudiciais que você encontrará no local de trabalho para que

possa estar melhor preparado para seguir em frente.

Uma característica típica da liderança tóxica é que eles levam os colaboradores a crer que ELES eram o problema ou não eram capazes. Se você tem esses sentimentos, então este artigo é para você. Hoje, quero abordar algumas das cara


cterísticas e comportamentos mais tóxicos, problemáticos que frequentemente vemos em gerentes e líderes.

  1. Não compartilham feedback até o dia da avaliação de desempenho:

Esta é uma das coisas maiores e mais prejudiciais que um Líder pode fazer. As Avaliações de Desempenho são uma revisão rápida de tudo o que aconteceu nos últimos 6 meses para que você possa definir novas expectativas e metas. Nenhuma nova informação, feedback, pensamentos ou detalhes devem ser compartilhados durante esta reunião.

Se esse for o seu caso, você tem um problema de liderança. Mesmo que você receba ótimas notícias durante esta reunião, não deveria ser esse o caso – as reuniões de avaliação de desempenho não deveriam ser uma surpresa; eles deveriam ser… uma revisão!

  1. Pedindo para ser copiado em cada interação por e-mail… Em todos os e-mails:

Lógico que essa estratégia pode ser útil quando um líder está treinando alguém recém chegado e/ou em início de carreira. Mesmo assim, esse processo não deve demorar mais do que alguns dias!

Líderes e gerentes que desejam ser copiados em cada interação por e-mail tendem a levar o microgerenciamento a um nível autoritário.Normalmente, esses líderes não param nos e-mails. Isso tende a ser apenas o começo. Se puder, corra.

  1. Indisponibilidade contínua

Sim, líderes e gerentes têm MUITO a fazer. Eles têm que fazer seu próprio trabalho, gerenciar uma equipe, aumentar sua equipe, responder aos seus próprios gerentes e um milhão de outras coisas. Na maioria das vezes, fazem tudo isso com pouco ou nenhum apoio. É muito e é cansativo.

Ainda assim, um grande Líder sabe encontrar o equilíbrio entre a sua carreira e responsabilidades e as carreiras e responsabilidades das suas equipes. Um Gestor completamente indisponível não é saudável para sua carreira. Até porque, quando você falhar, este tenderá virar a mesa contra você.


  1. Algumas outras características:


  • Exigir que todos estejam na frente das câmeras o tempo todo

  • Enviar textos aleatórios durante o dia para ver quanto tempo você leva para responder

  • Relutância em ouvir (ninguém o convence do contrário)

Detesto estourar sua bolha, mas, a menos que a empresa tome medidas, é extremamente improvável que seu gerente mude seu comportamento por conta própria.

Eu gostaria de ter uma solução aqui, mas, não tenho. Esses são os líderes mais difíceis de trabalhar porque essa não é “apenas” uma habilidade que eles precisam (re)aprender. Eles são assim e, provavelmente, não mudarão. Lidar com gestores tóxicos pode ter um impacto terrivelmente negativo nas nossas carreiras, saúde mental e segurança psicológica.


bottom of page